Palavras definem uma época, um tempo na história da humanidade. Novas palavras surgem, outras evoluem em seus significados e vão se adaptando para acompanhar as mudanças do mundo. São, enfim, um legado vivo.
É gostoso conhecer de onde surgiram palavras que, um dia, foram novas. É como descobrir pequenos tesouros escondidos numa gaveta, lembranças de tempos passados. Por isso, foi uma grata surpresa encontrar no site do canal History uma área dedicada à História das Palavras. Algumas são bem divertidas!
Confira no site (clique aqui) e descubra de onde surgiram os termos máfia, vigarista, meretriz, brigadeiro, capeta ou candidato. Baderna? Era o sobrenome de uma bailarina-diva, a italiana Marietta Maria Baderna, que se exilou no Brasil em 1849. Fazia enorme sucesso e seus fãs enlouquecidos gritavam seu nome, Baderna!, Baderna!, compondo uma plateia barulhenta e nada afeita aos bons costumes da época do Império.
Assim, chamar de baderneiros os arruaceiros em geral foi só um passo. E está aí uma boa história para você jogar conversa dentro!
– – – –
Roberta Rossetto é jornalista.