Já estamos vivendo a Transformação Digital, um conceito amplo que podemos resumir assim: os avanços tecnológicos, com computadores e softwares cada vez mais complexos baseados em inteligência artificial, estão:
>>Redesenhando o trabalho e as funções exercidas por profissionais
>>Redesenhando modelos de negócio e o futuro das empresas
O atendimento ao consumidor, para citar um exemplo, era feito por um batalhão de atendentes, mas agora um software dá conta de conversar com milhares de pessoas instantaneamente, seja por texto ou por voz. Você pode falar com a Bia, do Bradesco; com a Joice, da Oi; a Aura, da Vivo ou mesmo com a Ana, da Secretaria da Fazenda da Prefeitura de São Caetano do Sul. Empresas pequenas já podem dispor da tecnologia.
O avanço dos softwares alcança todas as profissões que têm tarefas repetitivas no seu dia-a-dia (montar a folha de pagamento, escrever um contrato, liberar um crédito, gerar um segundo boleto de conta). Ou que dependem de conhecimento relatado em livros, sites, vídeos, pesquisas (o diagnóstico e melhor conduta para uma doença, a defesa de um réu baseada em jurisprudências). Softwares hoje dão conta de fazer tarefas repetitivas e já tomam decisões baseadas em regras, como liberar a criação de uma conta corrente num banco virtual se a pessoa cumprir determinadas exigências.
Exemplificamos aqui algumas profissões que serão extintas (atendentes) ou redesenhadas (médicos e advogados) e de empresas (bancos) que terão que repensar em seu modelo de negócios para fazer frente aos bancos virtuais, menos burocráticos e sem taxas. A tudo isso, chamamos de Transformação Digital.
Revolução 4.0
Dizem que o sucesso da Transformação Digital numa empresa já existente dependerá em 70% de adaptações humanas e 30% de tecnologia propriamente dita. Traduzindo: o capital humano é fundamental, pessoas terão que aprender novas funções, terão que aprender a trabalhar com softwares cada vez mais eficientes e buscar coisas que possam fazer melhor do que os computadores.
Você ouvirá, também, que há uma revolução em curso, a Revolução 4.0, sendo a mecanização agrícola considerada a primeira delas, que levou as pessoas do campo para a cidade e forneceu mão de obra farta para o boom da segunda revolução, a industrial. indústria. A constante automação da indústria empurrou a mão de obra para o setor de Serviços (a terceira) e, agora, com a mecanização de muitas tarefas de escritório, consultórios, agências etc., novas modificações acontecerão, com o mais um deslocamento do emprego. Só não sabemos para onde eles irão.