A coopetição é um conceito que combina “cooperação” e “competição”, referindo-se à prática de pessoas ou empresas concorrentes colaborarem em certos aspectos de seus negócios para alcançar objetivos compartilhados. Essa abordagem busca um equilíbrio entre competir e colaborar para impulsionar o crescimento e a eficiência.
Juntar saberes e bagagens diversas para o desenvolvimento de novos projetos é um desafio para muitos de nós, ensinados a competir. O melhor da classe, o primeiro lugar no pódio nas competições esportivas, o colaborador com maior desempenho, e assim por diante.
Atitudes que promovem a coopetição incluem transparência, confiança, compartilhamento de recursos e ideias, foco em objetivos e propósitos comuns.
Na minha jornada, descobri a potência da coopetição através de parcerias que complementam e impulsionam o FikaConversas.
Compartilho dois aprendizados pessoais que são fundamentais nesta transformação de modelo mental que fomenta a coopetição:
1. Desapegar-se da propriedade de nossas ideias. A partir do momento que você as compartilhou, elas já pertencem ao coletivo e certamente serão transformadas e acrescentadas de outras novas ideias. Isso é parte da evolução e da cocriação.
2. Trata-se de sinergia, não simetria. Avaliar quem se dedica mais ou menos, quem fez isso ou aquilo, pode não ser o melhor caminho. Se as partes estiverem realmente engajadas e comprometidas, cada uma contribuirá com sua melhor potência, que provavelmente não será medida em tempo, mas sim em energia aportada.
Começo o ano reconhecendo minhas parceiras de inovação com a certeza de que todas estamos aprendendo e nos beneficiando da coopetição, a nova mentalidade que nos alinha ao contexto e nos ajuda a navegar no espírito de nosso tempo!
Radar da Antifragilidade: Erlana Castro, MSc Sabina Deweik
Já Viu Essa Cena? Claudia Arruga
Conversas Para Conviver Melhor: Cristina Assumpção
As Novas Vozes do Luxo: Cláudia Brandão